Quantcast
Channel: Sem categoria – Chico Barney
Viewing all articles
Browse latest Browse all 21

Deus tende piedade: ouvimos o disco novo do Paulo Ricardo

$
0
0

Como um jovem que acorda de ressaca e não reconhece o cômodo ou a casa onde se encontra, não sei direito como explicar a sucessão de eventos que me trouxeram até este momento: estou ouvindo o Novo Álbum de Paulo Ricardo e escrevendo sobre cada uma das suas faixas.

Enquanto aguardo ansiosamente pelo Uber que me levará de volta à sanidade, conto com a sua companhia para nos deslumbrarmos com o primeiro disco solo deste baluarte do rock brazuca em 10 anos.

pauloricardonovoalbumcapa

Clique no título das músicas e escute no Spotify

01. NOVO SINGLE

Eis uma canção muito interessante. Parece uma vinheta vendendo aqueles CDs de acesso à internet da America On Line no final dos anos 90. A letra brinca justamente com as ‘novas tecnologias’ e o instrumental parece a guinada rumo ao rock vigoroso e dançante que Wandi Doratiotto faria depois de uma noite de amor com Trent Reznor.

Trecho preferido: “Monetize. Invista. Mas eu espero que você entenda / meu amor, que eu não estou à venda”. É exatamente o tipo de coisa que eu esperaria ouvir o Paulo Ricardo cantando caso estivéssemos vivendo na realidade distópica do Robocop original – e a cada dia me convenço mais de que é bem esse o caso.

wandi_violao

02. RAIOS X

Parece uma versão em português de qualquer música da banda The Killers – que sumiu rumo ao oblívio há pelo menos 8 anos. Ou seja, Paulinho do Sintetizador está até bem atualizado em relação aos seus concorrentes da cena.

03. ISABELA

Mais uma balada criada por um roqueiro tiozão para homenagear a filha ou uma namorada muito jovem, eu confesso que não consegui ouvir até o fim para descobrir qual das duas.

04. COMO VOCÊ

Uma curiosa celebração pela existência de pessoas bonitas. O ritmo começa parecido com alguma coisa do George Michael e logo se transforma no mais provável jingle da campanha de Aécio Neves em 2018.

05. SEXY

Isso aqui é maior ouro do disco inteiro. Um trecho:

Não me provoque
Tropa de Choque
Tropa de Elite
Pleased to meet you, baby
Uh, uh, uh

E aí ele cita tantas referências que chega a ser assombroso. Não tem nem o que escrever a respeito. Ouçam.

06. EU E VOCÊ (O X DA QUESTÃO)

A música certamente merece um prêmio! Infelizmente para os advogados de Paulo Ricardo, é o troféu de Música Mais Parecida com Sexed Up do Robbie Williams em 2016.

robbie-williams-sexed-up

07. TANTA COISA

Mais uma poderosa balada que poderia ter saído da lavra de gênios contemporâneos como Scott Stapp, líder do Creed – caso ele não tivesse sido recolhido por instituições psiquiátricas a tempo.

08. EU NÃO SEI

É a minha preferida deste disco. Paulo Ricardo dá mais uma demonstração de que está muito ligado ao que tem rolado nas FMs pós-bug do milênio. O refrão chega envolvente, com uma voz fininha típica do Chris Martin e um andamento que também lembra o Coldplay em seus dias mais nefastos.

Se a Gwyneth Paltrow ouvir, vai pedir o divórcio de novo.

Um trecho da letra merece destaque: “Se eu não sei / e nem mesmo o roquenrou me ensinou nada / eu não sei de quem é a culpa”

goop22

09. VIDA NOVA

O cantor surge fascinado por ainda encontrar-se em período fértil e aqui descabela-se em mais uma loa tecida à própria prole. É fácil identificar um pai coruja quando parece uma boa ideia usar “depois da tempestade / vem a bonança” em uma música nova.

10. JUNTOS

“E se nós ainda estamos juntos / é porque a gente se ama muito” avisa Paulo Ricardo na penúltima faixa do disco. Realmente parece uma prova de amor chegar tão longe.

Sobreviver até aqui é uma tarefa inglória, ainda mais ao descobrir que o prêmio consiste nesse poperô parcialmente desprovido de lógica.

11. VIDA REAL (LEEF)

Quantas descobertas incríveis: VIDA REAL é o nome da tradicional música do BBB e o Paulo Ricardo sussura “hey brother, hey sister” bem no comecinho. Esse tipo de coisa a Globo não mostra.

Entendo os motivos.

pedro-bial

Cotação: Um Power Couple Brasil, de um BBB 16 possível

Voltamos a qualquer momento com novas informações.


Arquivado em:Sem categoria

Viewing all articles
Browse latest Browse all 21